A NOSSA HISTÓRIA NOSSOS PRINCÍPIOS ASSOCIE-SE DEMANDAS E DENÚNCIAS
PÁGINA PRINCIPAL
 

Anvisa aprova normativa para controle mais severo de medicamentos como o zolpidem e zopiclona

Anvisa aprova normativa para controle mais severo de medicamentos como o zolpidem e zopiclona

A prescrição dos medicamentos zolpidem e zopiclona, indicados para o tratamento de insônia, se tornará mais rígido a partir de 1° de agosto, após os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovarem, por unanimidade, uma resolução que prevê um controle mais rigoroso destes fármacos. 

De acordo com a nova normativa, essas substâncias só devem estar disponíveis mediante Notificação de Receita B (azul),  de controle mais rigoroso, independentemente de sua concentração — sendo esta uma mudança em relação ao que era permitido anteriormente. 

Antes, uma brecha na legislação sanitária permitia que concentração de até 10mg do zolpidem e da zopiclona fosse prescrita em receitas brancas de duas vias, uma para o paciente, outra para a farmácia.

“Esperamos que esta resolução auxilie no combate à prescrição e utilização indiscriminadas destes medicamentos. Temos visto muitos pacientes que já vão ao consultório com a expectativa de que o médico prescreva essas substâncias, que, inclusive, podem causar dependência e efeitos colaterais”, comenta a vice-presidente do Cremesp e psiquiatra, Maria Alice Scardoelli. 

O uso exacerbado de fármacos como o zolpidem foi tema do último “Cremesp Informa”, que contou com a participação de Scardoelli, publicado nas redes sociais do Conselho.

Fonte: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

/

 
|  Autor: AMPB News |  Categoria: Notícias |  Postado há 239 dias |

 

Copyright © 2023 - Todos os direitos reservados